top of page
Buscar

Trazendo o Marketing para além das curtidas: motivos para você expandir a estratégia na sua empresa

O marketing atinge seu objetivo por completo quando impulsiona a sua empresa a vender seu produto/serviço, quando gera mais contas no funil comercial, quando vende mais vezes na mesma conta e quando a conta vende pelo maior valor.

Análise de indicadores de marketing

Em empresas que vendem para outras empresas (modelo B2B), sejam produtos ou serviços, precisam de estratégias comerciais e de marketing dedicado para conseguir transmitir com efetividade a sua experiência, habilidade e capacidade ao público-alvo e impulsionar as vendas.


É claro que engajamento é importante, mas avaliar o ROI (retorno do investimento) das redes sociais é um desafio para as empresas que atendem o mercado corporativo. Segundo Kotler e Keller, para avaliar tal indicador é necessário uma gama de recursos financeiros de curto e longo prazo, além de indicadores relacionados à marca. Embora as curtidas do Facebook e as publicações do Twitter ou LinkedIn forneçam alguma noção do nível de envolvimento com a marca, um conjunto mais completo de indicadores costuma ser necessário para obter uma imagem mais precisa das mídias sociais ou de outras atividades on-line.


O papel do marketing precisa estar alinhados aos objetivos da empresa e engajado com as metas de crescimento, ao ponto de ter a necessidade de compreender os desejos e as preferências do seu público-alvo. Desta forma é possível que a empresa a direcione os esforços na atração e retenção de clientes, mas para usá-las é preciso estruturar estratégias internamente envolvendo as áreas, para que as ações sejam planejadas e bem executadas, tornando a comunicação com o seu público-alvo clara e eficaz, caso contrário, surtirá pouco ou nenhum efeito.


Yanaze afirma que a comunicação é um elemento inerente a qualquer organização, e está presente em todo o processo de marketing, ou seja, marketing não é uma função isolada nas empresas, mas sim, um princípio norteador de trabalho e a cultura de uma consciência, que deve impregnar todos e cada um de seus sustentadores (stakeholders) e colaboradores, do presidente ao mais humilde funcionário.


Devido a isso, vou citar 5 dos motivos para expandir a estratégia:


1 - Rede social é apenas um dos canais utilizados para presença digital:


Isso mesmo, hoje tem vários canais de marketing conteúdo que podem gerar valor as empresas. Esses canais podem ser divididos em três categorias (virais/boca a boca, orgânicos e pagos) é preciso diversificar canais de acordo com o público-alvo da estratégia.


2 - Conversão X vendas:


O engajamento nas redes sociais podem ser um meio para atrair e medir o envolvimento, mas não é o destino final que mensura o resultado da efetividade das estratégias de marketing. O objetivo final do marketing é impulsionar conversão e vendas, tal como o crescimento organizacional do negócio!


3 - Algoritmos são frequentemente alterados em redes sociais:


As redes sociais estão constantemente mudando seus algoritmos, o que afeta a visibilidade das postagens orgânicas. Isso significa que depender exclusivamente de curtidas e seguidores pode limitar o alcance do conteúdo da marca. Diversificar as estratégias de marketing ajuda a mitigar o impacto dessas mudanças e a alcançar o público-alvo em diferentes canais e plataformas.


4 - Engajamento real:


Curtidas e seguidores nas redes sociais podem ser superficiais e não necessariamente indicam um envolvimento real com a marca. É importante buscar alternativas com mais profundidade de engajamento, como comentários, compartilhamentos, avaliações, participação em eventos ou webinars e interações diretas com o público-alvo. Essas interações genuínas têm mais chances de gerar um impacto positivo nos negócios.


5 - Mensurar resultados efetivos:


Embora as curtidas e seguidores sejam métricas importantes, elas não fornecem uma visão completa dos resultados obtidos pelo marketing. É necessário acompanhar métricas como taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI), custo por aquisição de cliente (CAC) e engajamento real para avaliar o desempenho das estratégias aplicadas e fazer ajustes necessários.


É fundamental para efetividade do marketing que as estratégias sejam abrangentes, levando em consideração diversos canais e métricas relevantes, além de buscar um engajamento.


Fonte técnica citada:


YANAZE, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação 3ED. Editora Saraiva, 2021.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson. ed. 15, 2018.

Comments


bottom of page