O início de um novo ano é o momento importante para revisar e ajustar a estratégia de negócios da sua empresa. Neste artigo, vamos explorar quatro elementos fundamentais que não podem ficar de fora do seu planejamento anual empresarial em organizações que atuam no mercado B2B (significado do termo B2B).
Abaixo os quatro elementos fundamentais:
1.Estratégias de marketing digital - Expansão da presença digital da empresa:E
Globalmente as empresas estão precisando se reinventarem e investir em presença na web, e não há como negar a importância do marketing digital para o sucesso dos negócios. Absorver estratégias eficazes de marketing online é fundamental para expandir a presença da sua empresa na internet, atingir o público-alvo de maneira mais eficiente e fortalecer a identidade da marca. Invista em SEO, mídias sociais e campanhas para tráfego orgânico e pago para garantir que sua empresa esteja sempre visível.
2.Atendimento ao cliente personalizado - Experiências boas fidelizam:
O atendimento ao cliente é a porta de entrada para a fidelização. Priorizar um atendimento personalizado melhora a experiência do usuário, resultando em recomendações positivas e maior retenção de clientes. Invista em treinamentos para a equipe de atendimento, implemente sistemas de suporte eficientes e esteja sempre atento às necessidades e feedbacks dos clientes para construir relacionamentos sólidos.
No entanto, vale reforçar que nem sempre o cliente tem razão e pode acontecer de sua empresa precisar “demitir” um cliente ruim por uma infinidade de motivos que não vamos abordar aqui. Sobre esse assunto sugerimos o artigo da Ben Hotelaria “O cliente nem sempre tem razão”.
3.Desenvolvimento comercial - Aprimore as técnicas comerciais da equipe para alcançarem as métricas:
Aprimore as técnicas comerciais da equipe para alcançarem as métricas Um planejamento anual que visa um resultado ao longo dos 12 meses, não pode ignorar o desenvolvimento da equipe comercial.
Aprimorar as técnicas de vendas, estabelecer metas claras e mensuráveis, investir em treinamento da equipe de vendas reflete diretamente no crescimento da empresa. Identifique oportunidades, esteja atualizado as tendências do mercado e adapte as estratégias da sua empresa conforme necessário para garantir vantagem competitiva.
4.Conexões e parcerias estratégicas - Expandir horizontes fortalece empresas B2B:
A construção de rede de contatos e parcerias estratégicas é uma peça-chave para o sucesso empresarial no contexto B2B. Ao abrir novas oportunidades de negócios, acessar novos mercados e fortalecer a posição competitiva, você estará construindo uma base sólida para o crescimento.
Participe de eventos do setor, conecte-se com empresas líderes de mercado e esteja aberto a colaborações que possam impulsionar o desenvolvimento da sua empresa.
O planejamento anual deve abranger todas as áreas da empresa, porém enfatizamos aqui como especialistas conforme nossa atuação, os quatro elementos iniciais que consideramos como fundamental para qualquer empresa que atue no mercado B2B.
Referência teórica complementar:
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Marketing Management (12th ed.). Prentice Hall.
Smith, A. N., Fischer, E., & Chen, Y. (2015). "Brand-related user-generated content on YouTube, Facebook, and Twitter." Journal of Interactive Marketing, 29, 102-113.
Verhoef, P. C., Reinartz, W. J., & Krafft, M. (2010). Customer engagement as a new perspective in customer management. Journal of Service Research, 13(3), 247-252.
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (2020). "SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality." Journal of Retailing, 66(1), 12-40.
Rackham, N. (2017). SPIN Selling: Situation, Problem, Implication, Need-Payoff. McGraw-Hill Education.
Gulati, R. (2016). "Alliances and Networks." Strategic Management Journal, 19(4), 293-317.
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